Branded Content: A hora da verdade

“Nosso Corpo, Nosso Sangue” Divulgação.

Aconteceu em 14 de março de 2019 em São Paulo a 4ª edição de Desvendando o Branded Content, evento idealizado por Patrícia Weiss, Chairwoman da BCMA e Head de Branded Content & Entertainment do coletivo ASAS.br.com e Senac São Paulo. 

Uma manhã de conhecimento e inspiração – incrível o poder das histórias,foi impossível segurar a emoção com os cases apresentados – com apresentação de narrativas humanas feitas de pessoas de verdade para pessoas de verdade

São as marcas tomando a frente, usando seu capital e influência para impulsionar discussões que interessam às pessoas (diferente da propaganda tradicional aqui não se fala com consumidores) e são pertinentes ao território de marca, sem mensagem de venda, é claro (ainda que possa causar um incremento nas vendas). É uma mudança de mindset!

6 anos depois de Dove Sketches

Hugo Veiga e Diego Machado, após o sucesso na criação de ‘Dove Sketches’ receberam a missão e o privilégio de trazer ao Brasil a AKQA, um hub criativo que segundo o próprio fundador Ajaz Ahmed: “enquanto o léxico em algumas organizações é produtividade, eficiência e conflito, o vocabulário da AKQA é generosidade, respeito e beleza” (vê se não dá vontade de trabalhar lá).

A casa AKQA além de ter arquitetura premiada, é também um ambiente que promove encontros com criativos de diversas áreas. A atitude de não se fechar na bolha da publicidade parece eficaz na criação de conteúdos inovadores e autêntico. Prova disso é a estratégia de lançamento o trabalho mais recente do Baco Exu do Blues, BLUESMAN,que inclui um filme de oito minutos, um filme não, uma força ativista sensacional.

Uma nova relação

Gabriela Onofre, Senior Marketing Director na Johnson & Johnson apresentou o doc “Nosso Sangue, Nosso Corpo”, que dá voz a jovens mulheres do mundo todo para discutir e acabar com o tabu da menstruação. O trabalho sensível e potente realizado em parceria com Fox Labs e YOURMAMA apresenta em 5 episódios a história de 5 personagens no Brasil, África do Sul, Índia e Argentina. Um claro exemplo de como uma marca pode somar forças na desconstrução de paradigmas.

Reflexos

Daniela Cachich, VP de Marketing da Pepsico apresentou “Reflexos“, um experimento da marca de salgadinhos eQlibri que coloca as mulheres diante de suas questões de autoimagem e relação com o próprio corpo. A ação foi tão forte que ocasionou uma restruturação na marca que recebeu até uma nova embalagem com ilustrações de uma artista brasileira.

Casa de ferreiro…

A surpresa ficou por conta do Netflix. Thiago Cesar Silva, Brand Manager da plataforma de streaming mostrou que a velha máxima “Casa de ferreiro, espeto de pau” não é verdadeira quando se fala de Netflix, afinal eles já são produtores de conteúdo (as séries originais Netflix) e não estão fazendo feio quando o assunto é Branded Content. “Os Originais” é uma série desenvolvida em parceria com AKQA, que traz pessoas da vida real que são exatamente isso: originais. Thiago trouxe o episódio em que somos apresentados à Chandelly Kidman, uma Drag Queen Piauense que leva alegria a um hospital infantil, uma história emocionante.

Quando é de verdade…

Eu saí do auditório inspirado, emocionado e com uma certeza: não há volta, para continuarem relevantes as marcas têm de estabelecer e impulsionar diálogos, com um ingrediente fundamental: a verdade. É isso que conecta as pessoas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close